Profissional de saúde é afastada após falha em aplicação de vacina em idosa de Maceió

Publicado em 28/01/2021, às 15h11
-

Gilson Monteiro

A  Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) afastou uma profissional de saúde, no primeiro dia de vacinação na capital, após ela ser filmada aplicando a vacina contra Covid-19 em uma idosa de 97 anos, em um shopping da parte alta da cidade. O problema é que, durante a aplicação, o líquido permanece dentro da seringa e não é introduzido no braço da idosa. Veja no vídeo abaixo, que viralizou nas redes sociais e aplicativos de mensagem: 

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao TNH1, a neta da idosa contou que a família percebeu o erro no procedimento ao ver o vídeo que a cuidadora da idosa gravou. 

"Como o momento da vacina era histórico, pedimos para a cuidadora dela gravar e compartilhar com os familiares, pois ela esta há dez meses sem contato com os outros familiares, em isolamento total. Um dos netos, ao receber o vídeo, percebeu que a vacina não havia sido injetada, conversou com um outro parente nosso que é médico, que confirmou o erro, e voltamos para que ela fosse vacinada corretamente", disse.

No vídeo abaixo, a idosa aparece sendo novamente vacinada, desta vez, da forma correta.

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), após o promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital,  ter acesso ao vídeo, contactou o secretário Municipal de Saúde e que, este, por sua vez, teria afirmado que realmente houve uma falha e que se trata de uma profissional antiga da Saúde, já afastada. 

O Ministério Público divulgou que vai instaurar uma Notícia de Fato, que é uma das formas de registrar uma denúncia,  para apurar a atitude da profissional. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que trata-se de um caso  isolado e que, assim que foi notificado, uma equipe da SMS realizou a vacinação na idosa. A SMS determinou o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido.

Leia a nota íntegra:

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças