Programa Cidades Intermediadoras beneficia 13 municípios de Alagoas

Publicado em 25/01/2025, às 15h00

Flávio Gomes de Barros

Criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, o Programa Cidades Intermediadoras vai atuar em toda a região Nordeste, ontemplando mais de 100 municípios, com o objetivo de combater desigualdades entre cidades de uma mesma região, diminuindo a pressão nas metrópoles.

LEIA TAMBÉM

Treze municípios de Alagoas estão incluídos no programa: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Adriana Melo, Secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, justifica a criação do programa:

“O Nordeste é uma região de grandes oportunidades com cidades e estados que têm se fortalecido, porém ainda há poucos fluxos e conexões entre eles. As capitais são importantes, mas ainda são poucas as cidades que possuem estrutura suficiente para atrair e fixar obras, serviços e produção de grande porte e complexidade. O objetivo, então, é promover a ativação em redes de cidades que se conectam no território e tornar o Nordeste uma região com dinâmica mais interiorizada, capilarizada. Isso contribuirá diretamente com seu processo de desenvolvimento.”

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professora da Ufal conquista outra premiação nacional Duas más notícias para a Braskem Caso do Banco Master dá um bom palanque a Renan "Carnaval: a poesia e a música em festa", hoje, na Academia de Letras