Programa de Acolhimento de Animais reforça importância da vacinação em animais de estimação

Publicado em 07/10/2020, às 19h12
Assessoria -

Assessoria Braskem

O primeiro levantamento de informações sobre saúde animal dos felinos nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto mostra que pouco mais de 20% haviam sido vacinados. Essa análise preliminar reforça a importância do trabalho da conscientização de tutores sobre a saúde e bem-estar dos animais. A vacinação é o método de prote&cce dil;&ati lde;o mais importante e eficaz contra doenças infecciosas por proporcionar ao animal imunidade e criação de anticorpos.

Essa é uma das ações do Programa de Acolhimento dos Animais, parceria entre Braskem, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para promover e conscientizar sobre a importância do cuidado animal nas áreas de desocupação. A equipe, liderada pelo coordenador técnico do programa, professor Pierre Barnabé Escodro, vem realizando periodicamente eventos nos bairros e distribuindo materiais informativos para a conscientização da comunidade e destacando também a importância da vacinação em cães, gatos, cavalos, mulas e jumentos, que são os animais de estimação mais comuns entre os moradores locais.

“É importante que as pessoas entendam que a não vacinação desses animais de estimação traz riscos também à saúde humana e que a raiva, por exemplo, é uma zoonose fatal, com vacinação obrigatória nacionalmente”, destaca o professor Pierre. As doenças mais perigosas para cães podem ser evitadas com vacinação e são elas: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Já os gatos, se não vacinados, podem contrair doenças como Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Para os equinos, o protocolo de vacinação pode variar conforme o tipo de criação. Ainda assim, algumas vacinas são essenciais para a rotina de cuidados desses animais, sendo elas: Raiva, Influenza, Tétano, Encefalomielite e Rinopneumonite. “Essas doenças têm uma alta taxa de contágio entre os equinos e o risco de mortalidade é muito grande, por isso a vacinação é tão importante pa ra esses animais”, alerta Pierre. Com isso, é de extrema importância o estabelecimento de um programa de vacinação específico para a manutenção da saúde e o controle de enfermidades em cavalos, jumentos, mulas e outros equinos.

O programa realizou nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, nos últimos meses, a vacinação de mais de 400 animais, sendo 247 gatos, 119 cachorros e 42 cavalos em três ações feitas de forma separada para evitar o estresse dos animais. A agenda para as próximas semanas prevê ações de orientação veterinária sobre posse responsável nos quatro bairros da &aacu te;rea d e desocupação e um programa de adoção responsável, dando uma segunda chance para os animais que foram abandonados por seus tutores. 

O trabalho de saúde animal na área de desocupação complementa todo o apoio dado pela Braskem na realocação das famílias dos quatro bairros, com acompanhamento dos médicos veterinários no momento da mudança e a guarda temporária dos animais, no caso de não haver espaço no novo imóvel provisório.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados