Programa de Acolhimento de Animais vacina 150 cães em Bebedouro

Publicado em 26/08/2020, às 18h23
-

Ascom Braskem

O Programa de Acolhimento de Animais realizou a terceira campanha de vacinação nos bairros da área de desocupação, em Maceió. Depois dos felinos e equinos, a vez foi dos cães. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, onde 150 animais foram imunizados. A ação disponibilizou 150 vacinas contra a raiva e 100 contra cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite e parainfluenza.

Além da vacinação, os animais foram vermifugados contra endoparasitas (parasitas intestinais), carrapatos e pulgas. "Isso é inovador em relação às comunidades", afirma o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador técnico do programa, Pierre Barnabé Escodro.
O Programa de Acolhimento de Animais é uma parceria da Braskem com a Ufal e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para a promoção de saúde, conscientização sobre posse responsável e cuidado dos animais abandonados.

"A grande inovação deste programa é a conexão da empresa com a universidade, atuando como um catalizador, trazendo os órgãos públicos – no caso de hoje, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, que doou as vacinas contra a raiva – e a sociedade civil para a promoção da saúde única. O intuito é diminuir doenças entre humanos e animais, além do abandono, por meio da conscientização sobre a posse responsável, tudo isso dentro de um processo de realocação que está acontecendo", ressalta o professor Barnabé.

Muitos moradores do Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro levaram seus bichos de estimação para receber os cuidados de saúde. A estudante Isabela Macedo, de 20 anos, chegou cedo para vacinar as cadelas Chica e Pretinha. "A gente não tem isso aqui. É uma excelente oportunidade, principalmente para quem não tem condições financeiras de pagar por este serviço. Fui muito bem atendida, gostei bastante", comenta.

Os atendimentos são realizados por profissionais e estudantes de Veterinária, Zootecnia e Administração da Ufal. A equipe segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como o uso de equipamentos de proteção individual e respeito ao distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades públicas de saúde. Os moradores também foram orientados a usar máscara durante os atendimentos.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês