Programa de Acolhimento de Animais vacina cerca de 50 equinos em Bebedouro

Publicado em 12/08/2020, às 18h57
Assessoria Braskem -

Assessoria Braskem

O Programa de Acolhimento de Animais, parceria da Braskem com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), promoveu um mutirão de atendimento de saúde a equinos nesta quarta-feira, 12, no bairro de Bebedouro. Cerca de 50 cavalos, mulas e jumentos foram submetidos à avaliação clínica e vacinados contra leptospirose, encefalomielite e tétano, gratuitamente.
 
A ação aconteceu na Praça Lucena Maranhão e os atendimentos foram realizados por profissionais e estudantes de Veterinária, Zootecnia e Administração da Ufal. O foco foi atender os animais cujos proprietários são moradores da área de desocupação, por isso, o comprovante de residência do tutor foi exigido. O carroceiro Carlos Daniel Rodrigues Silva, 22 anos, foi o primeiro a levar o cavalo para receber os cuidados de saúde proporcionados pelo programa. “Nunca teve isso aqui em Bebedouro, a gente sempre tinha que comprar o medicamento, aí eu trouxe o bicho para vacinar”, comentou. 

“Promovemos a sanidade dos equinos que ficam alocados na região do Mutange, Bebedouro e Bom Parto e, na maioria, são animais de carroceiros, que os utilizam para sua subsistência. Também procuramos entender um pouco o cotidiano dos condutores, até para que possamos interpretar o que pode ser melhorado tanto para os equinos, quanto para os tutores. Estamos numa fase de diagnóstico, intervindo simultaneamente e pensando no futuro, no escopo de saúde única, que envolve animais, humanos e o ambiente”, explica o professor Pierre Barnabé Escodro, responsável técnico pelo programa.
 
Enquanto o animal é vacinado, o tutor recebe dicas de cuidados e orientação sobre a importância de manter a vacinação em dia. Também responde a um questionário sobre quantos animais possui, se já apresentaram doenças e foram tratados, de que forma o animal participa da rotina da residência – como objeto, integrante da dinâmica da família ou ferramenta de trabalho –, se há intenção de castrá-lo, entre outras perguntas relacionadas à pandemia de Covid-19, aos meios de comunicação que proprietário utiliza para se informar e à situação econômica.

Outras ações

LEIA TAMBÉM

Esta é a segunda campanha realizada pelo Programa de Acolhimento de Animais da Braskem em parceria com a Ufal e a Fundepes. No último dia 29 de julho, cerca de 100 gatos foram avaliados e vacinados durante ação no bairro do Pinheiro. Os cuidados de saúde com os cães também estão previstos. “A nossa ideia é fazer, durante um ano, mutirões mensais. Assim estaremos muito perto da comunidade, buscando dar essa assistência”, prevê o professor Pierre Barnabé.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês