Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos ajuda na redução do índice de analfabetismo em Maceió

Publicado em 14/03/2017, às 14h34

Redação

O prefeito Rui Palmeira afirmou nessa segunda-feira (13), que trabalha para reduzir ainda mais os índices de analfabetismo em Maceió. Segundo Rui, para que o Município consiga esse objetivo, é fundamental a adesão do maceioense que quer aprender a ler e escrever ou voltar aos estudos ao Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

LEIA TAMBÉM

“O Ejai está com as inscrições abertas e é uma ótima oportunidade. São muitos os motivos para que o estudante deixe a escola, mas a gente sabe que mais motivos ainda existem para que eles retornem os estudos e consigam, por meio dessa iniciativa, obter ganhos sociais”, destacou o prefeito.

No ano passado, por meio das ações da Semed, o Município conseguiu reduzir de 11,4% para 8,3% o número de pessoas que não sabem ler e escrever na população de 15 anos ou mais.

“Durante os quatro anos de nossa primeira gestão, conseguimos efetivar a alfabetização de crianças e implantar políticas de alfabetização de jovens e adultos. Em 2010, Maceió tinha 86 mil pessoas que não sabiam ler e escrever. Conseguimos reduzir esse número para  66 mil e queremos reduzir ainda mais”, disse o prefeito.

A Semed trabalha com dois segmentos na modalidade de ensino Ejai: o primeiro deles é destinado a alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e o segundo, para alunos dos anos finais (6º ao 9º ano). A equipe pedagógica da unidade de ensino faz uma avaliação para diagnosticar em qual segmento de aprendizagem o aluno se encaixa.

Matrículas abertas

Os interessados em cursar o Ejai devem procurar uma das escolas da Rede Municipal que ofereça a modalidade de ensino e fazer a matrícula, apresentando apenas um documento com foto. O curso é gratuito e as aulas são ministradas no período noturno, o que permite conciliar trabalho e estudo. 

As Escolas Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, na Cidade Universitária, e Natalina Costa Cavalcante, no Tabuleiro, estão com matrículas abertas para o primeiro segmento. No Litoral Norte, a Escola Neide França, no povoado Saúde, atenderá os alunos dos bairros de Ipioca, Pescaria e adjacências. Já na parte baixa da cidade, a Escola Maria José Carrascosa, no Poço, foi recém-reformada e também está de portas abertas para novas turmas do Ejai. Na região do Benedito Bentes, as Escolas Selma Bandeira e Petrônio Viana também abrirão novas turmas.

Para mais informações, basta fazer contato com a Coordenadoria Geral de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) pelo telefone 3326-9611.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda