Programa seleciona empresa para realização de curso sobre cuidados com animais

Publicado em 31/10/2025, às 13h05
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Deisy Nascimento

 

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Empresa contratada realizará capacitação profissional de pessoas atingidas pela mineração e protetores de animais locais

O Programa Nosso Chão, Nossa História está com inscrições abertas, até o dia 10 de novembro, para a contratação de uma empresa especializada na execução de um curso de formação, destinado aos cuidadores de animais em Maceió e demais interessados na causa animal.

As empresas interessadas devem acessar a plataforma United Nations Global Marketplace (UNGM) - portal oficial de compras do Sistema das Nações Unidas - e realizar o cadastro para envio da proposta. Na plataforma, está disponível o edital de licitação, publicado no último dia 20. Todas as informações podem ser conferidas neste link: https://www.ungm.org/Public/Notice/281980

De acordo com o edital de licitação, a empresa contratada será responsável por promover a qualificação profissional tanto das pessoas atingidas pelo desastre socioambiental quanto dos protetores de animais locais, contribuindo para inserção no mercado de trabalho e geração de renda na área de cuidados com cães e gatos. O contrato terá duração de 146 dias corridos, contados a partir da assinatura.

“Essa iniciativa integra as abordagens de reparação do Programa, unindo capacitação, empreendedorismo e geração de renda como caminhos para fortalecer as pessoas atingidas pelo desastre da mineração em Maceió e promover uma reparação sustentável e duradoura”, destaca Dilma de Carvalho, presidente do Comitê Gestor de Danos Extrapatrimoniais, responsável pela gestão do Programa.

Podem se inscrever empresas brasileiras com o Cadastro de Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo, que comprovem, pelo menos, duas experiências na realização de cursos de capacitação profissional na área de cuidadores de animais, nos últimos cinco anos. A comprovação deve ser feita por meio da apresentação de certificados, documentos de prestação de serviços e publicações, dentre outros materiais.

A formação deverá ter carga horária entre 80 e 100 horas e as atividades do curso, a ser realizado pela empresa contratada após o processo licitatório, devem ser promovidas de modo presencial, abordando conteúdos técnicos, práticos e de gestão de atividade profissional no mercado pet.

O Programa

O Nosso Chão, Nossa História é coordenado pelo Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais (CGDE), grupo composto por pessoas atingidas e instituições públicas, selecionadas por meio de edital do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL). A execução dos projetos é realizada pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

O programa foi criado a partir de uma ação do MPF/AL e do Ministério Público Estadual, que responsabilizou a Braskem pela reparação dos danos morais coletivos decorrentes do afundamento do solo em cinco bairros de Maceió.

Saiba mais em www.nossochaomaceio.org

Fonte: Assessoria 

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