Proibição de doações para campanhas já vale em 2016, diz Lewandowski

Publicado em 25/09/2015, às 22h19
-

Redação


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, voltou a dizer, nesta sexta-feira, 25, que o financiamento de campanhas políticas por empresas privadas está proibido já a partir das próximas eleições, em 2016. "Do ponto de vista do Supremo Tribunal a matéria está encerrada. Por uma maioria expressiva, nós entendemos que o financiamento de campanhas por empresas privadas está proibido, é inconstitucional", disse.


"Vale a partir das eleições de 2016, a ata está publicada, o relator estabeleceu que a decisão vale a partir da sessão que foi proferido o julgamento. Então formalmente a matéria está encerrada", completou, após participar da primeira audiência de custódia no Pará.


Na semana passada, o STF decidiu por 8 votos a 3, a partir de uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que são proibidas doações de empresas a candidatos e partidos nas eleições.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado