Projeto de lei quer proibir pessoas alcoolizadas no banco do carona

Publicado em 03/05/2016, às 16h01

Redação


LEIA TAMBÉM

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer proibir pessoas bêbadas, ou sob efeito de qualquer substância psicoativa, ao lado do motorista em qualquer veículo. A autoria é do deputado Flavinho (PSB-SP), que afirma que a ideia é impedir que a condução de veículos seja afetada por terceiros.

O projeto 4380/16 trata o caso como infração gravíssima, e prevê multa e retenção do veículo até que irregularidade seja contornada. Em entrevista ao site da Câmara, o deputado afirmou que o álcool é capaz de influenciar negativamente muitas pessoas.

"O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo a dirigir em alta velocidade ou executar manobras arriscadas”, afirmou.

Segundo ele, países como a Macedônia e a Bósnia-Herzegovina já adotam a medida, enquanto Estados Unidos e Canadá possuem leis ainda mais rigorosas. Nos dois países, basta algum passageiro estar com uma lata de cerveja no carro para ser considerado crime.

A proposta seguirá para análise nas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado Cinco pessoas morrem após colisão entre caminhão e micro-ônibus no Rio Grande do Sul Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ