Projeto do senador Rodrigo Cunha em favor da mulher é sancionado por Lula

Publicado em 04/04/2023, às 09h48 - Atualizado às 09h48

Redação

O Diário Oficial da União desta terça-feira circula com ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionando o projeto, de iniciativa do senador Rodrigo Cunha (União Brasil/AL), garantindo o funcionamento 24 horas por dia, “incluindo domingos e feriados”, para as delegacias da mulher em todo o Brasil.

Esse projeto sobre o funcionamento ininterrupto das delegacias da mulher em todo o país foi apresentado por senador Rodrigo Cunha em 2020 e aprovado pelo Senado Federal no mês de março.

No domingo último, em entrevista ao programa “Contextualizando”, na TV Pajuçara, Rodrigo Cunha havia ressaltado a necessidade de aprovação desse projeto, como forma de dar mais apoio às medidas de prevenção à violência contra a mulher.

Atualmente existem Delegacias da Mulher que funcionam nesse formato – duas unidades no Distrito Federal e de algumas em São Paulo.

Outras exigências da lei proposta por Rodrigo Cunha e sancionada por Lula: o atendimento às mulheres nessas delegacias especializadas deve ocorrer em salas privadas, preferencialmente por policiais do sexo feminino; em cidades sem delegacia especializada o atendimento será em delegacia comum, de preferência por uma mulher; devem ter treinamento para atender as vítimas “de maneira eficaz e humanitária”; essas delegacias têm de dispor de telefone específico para acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar