Projeto inovador para crianças e jovens autistas representa Ifal Maceió na Campus Party

Publicado em 26/02/2019, às 13h53
Assessoria -

Assessoria Ifal

Auxiliar no processo de alfabetização de crianças e adolescentes autistas, por meio de atividades adaptadas com cores, formas, números, letras e figuras: foi com este objetivo que o estudante de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió Rodrigo Camelo Silva e a professora e pesquisadora Mônica Ximenes desenvolveram o projeto “Design Gráfico e Protótipos de Atividades Adaptadas para Crianças e Adolescentes com Autismo”. O projeto, apresentado por Rodrigo, representou o Ifal Maceió na Campus Party São Paulo 2019, na ExpoCenter Norte: a maior imersão em tecnologias da América Latina.

LEIA TAMBÉM

O projeto apresenta um conjunto de atividades adaptadas voltadas ao ensino de habilidades como matemática e português e melhora da coordenação motora. O foco do projeto é em “Design Estruturado”, conhecimento utilizado na construção de atividades lúdicas e divertidas, como jogos atrativos que tratem de números e quantidade, módulos de separação de sílabas, bingo de letras, organização e sequência de imagens, etc. A partir de uma hierarquia de dicas, o usuário segue as orientações e gradativamente vai realizando as tarefas e se desenvolvendo com elas.

A ideia levada para a Campus Party foi apresentada em palestra (a primeira de Rodrigo Camelo) e é parte de um projeto de extensão desenvolvido e experimentado há dois anos entre crianças e adolescentes da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). 45 crianças e adolescentes de dois a dezoito anos já foram beneficiadas pelo projeto, através da vivência de bolsistas de extensão in loco (na AMA-AL), de terça à quinta-feira, no período das 14 às 18h, sob a coordenação da professora Mônica Ximenes.

O projeto foi selecionado entre centenas de ideias inovadoras, busca tratar crianças e adolescentes autistas e com dificuldade de comunicação e prepará-los para ser cada vez mais autônomos. Os módulos baseiam-se em Memória Sequencial e Generalização como ferramentas para potencializar a aprendizagem do usuário. Veja aqui mais detalhes do projeto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda