Projeto permite transporte de carga dentro do veículo, se não oferecer risco

Publicado em 03/10/2019, às 12h04
Reprodução/Internet -

Agência Câmara

O Projeto de Lei 4519/19 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) para estabelecer que os itens que não bloqueiem a visibilidade do condutor e não ofereçam riscos aos ocupantes poderão ser transportados no interior de veículos de passageiros.

LEIA TAMBÉM

Atualmente, o CTB não prevê normas específicas para o transporte de cargas no interior do veículo. O código determina apenas que o transporte de cargas e de bicicletas em automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário siga normas estabelecidas pelo Contran.

A norma vigente (Resolução 349/10) prevê que esses itens sejam acondicionados e afixados de modo que não coloquem em perigo pessoas, não atrapalhem a visibilidade, não ocultem as luzes, incluídas as luzes de freio, entre outras exigências.

Na opinião do autor do projeto, deputado Elias Vaz (PSB-GO), o cidadão comum não sabe como proceder e acaba sujeito a multas e à anotação de pontos na carteira. “A medida se mostra necessária para que o bom senso e a lei possam andar juntos. A norma atual não é clara”, diz o autor.”

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado