Projeto prevê contas de luz na cor laranja no mês de maio, contra abuso sexual de crianças

Publicado em 24/11/2021, às 21h42
Pixabay / Reprodução -

Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 2476/21 determina a emissão de faturas de energia elétrica com predominância da cor laranja no mês de maio de cada ano, com o objetivo de lembrar que esse é o mês de conscientização contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, inclui a medida na Lei da Agência Nacional de Energia Elétrica.

LEIA TAMBÉM

Ainda segundo o texto, do deputado Professor Joziel (PSL-RJ), as faturas deverão conter, em local de destaque, informação acerca de canais de denúncia, como o Disque 100, e também a mensagem: “Esta fatura na cor laranja tem o objetivo de lembrar que maio é o mês de conscientização contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes”. “O projeto se alinha ao esforço de conscientização, de modo a lembrar a todas as pessoas – já que todos têm acesso a uma conta de energia elétrica – da importância do tema”, afirma Professor Joziel.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970/00. A data foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos, desaparecida em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, com marcas de violência e abuso sexual.

Tramitação - O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Minas e Energia; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC