Projeto prevê “licença menstrual” para trabalhadoras

Publicado em 09/02/2017, às 19h00

Redação

Um projeto de lei do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB/MT) quer criar uma “licença menstrual” para as trabalhadoras brasileiras. A proposta do parlamentar é que as mulheres possam se afastar por até três dias por mês do trabalho durante o período menstrual.

LEIA TAMBÉM

Em contrapartida, o empregador poderia exigir a compensação das horas não trabalhadas. “Assim, podemos afirmar com convicção, não haverá nenhum prejuízo para a empresa. Ao contrário, pois a empregada estará afastada no período de menor produtividade, fazendo a compensação quando sua produtividade tiver voltado ao normal”, afirmou o deputado no texto enviado à Câmara.

No documento, ele afirmou que a ideia nasceu a partir da leitura de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo sobre uma empresa britânica que adotou a licença remunerada no período menstrual das trabalhadoras, que, em troca, compensaram as horas não trabalhadas ou trabalharam de casa nos dias de afastamento.

O depurado citou ainda que países asiáticos, como Japão e China, já implementaram a prática com sucesso.

“O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos, levando-se em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período”, argumentou o deputado.

O projeto ainda tramita na Câmara e, antes de ir a plenário, deve passar pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer