Projeto prevê redução do seguro-desemprego em caso de recolocação no mercado de trabalho

Publicado em 27/02/2020, às 21h01
Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara -

Agência Câmara

O Projeto de Lei 44/20 prevê a diminuição – e não a suspensão – do seguro-desemprego nos casos de o trabalhador ser admitido em um novo emprego ou de recusa injustificada em participar de ações de recolocação. Na primeira situação, a redução do benefício será de 50% e, na segunda, de 70%.

LEIA TAMBÉM

A proposta, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), altera a Lei do Seguro-Desemprego, que hoje prevê a suspensão nesses e em outros casos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Frota acredita que a medida vai estimular o trabalhador que recebe o seguro a buscar um emprego. “O recebimento de uma parcela menor fará com que o trabalhador se sinta estimulado a se recolocar no mercado, antes da cessação do pagamento do benefício”, afirma.

Ele diz ainda que a diminuição em vez de suspensão, nos casos de recolocação, não trará prejuízos ao erário, já que o trabalhador passará novamente a exercer uma atividade remunerada que trará benefícios ao Estado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Avião com deputado e vereador faz pouso forçado e pega fogo Cidade proíbe nudismo em praia; veja onde a prática é permitida no Brasil Entenda os próximos passos após Moraes autorizar cirurgia de Bolsonaro Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado