Projeto Salto Azul chega a Maceió para conscientizar sobre o autismo

Publicado em 10/02/2025, às 11h48
- Foto: UFG

Assessoria

Pela primeira vez em Alagoas, o simpósio Salto Azul chega a Maceió com o propósito de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de uma forma única e inovadora. A 7ª edição do evento, que conta com o apoio do projeto Autismo em Movimento, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de março, com uma programação que une esporte, educação e empatia em prol da causa.

LEIA TAMBÉM

O projeto é Idealizado pela terapeuta ocupacional Rejane Damaceno e pela advogada e mestre em Direitos Humanos da UFG, Mariana Fernandes. A ação visa trazer visibilidade para o público TEA e se destaca pela abordagem interdisciplinar, conectando a prática do paraquedismo – um esporte que exige coragem e superação – à conscientização sobre as necessidades e desafios das pessoas com autismo.

Segundo a idealizadora, o paaquedismo, além de gerar curiosidade, é uma modalidade que exige postura, movimento e, sobretudo, a capacidade de romper limites, simbolizando as barreiras que ainda precisam ser superadas em relação à inclusão e ao respeito às diferenças.

"Eu sou apaixonada por ambas as áreas e, ao perceber o quanto a sociedade ainda carece de informação e empatia em relação ao TEA, resolvi criar o Salto Azul. A ideia é promover uma verdadeira inclusão, onde o esporte, especialmente o paraquedismo, nos ensina sobre coragem, superação e a importância de rompermos nossos próprios limites", declara Rejane.

O evento terá início nos dias 28 e 29 de março, com atividades no auditório da Justiça Federal, localizado na Avenida Menino Marcelo, na Serraria. Nestas datas, a ação vai contar com palestras voltadas para o direito dos autistas, diagnósticos, comunicação e sobre a importância da musicoterapia no desenvolvimento das crianças com TEA. 

As inscrições para os dois primeiros dias têm um investimento de R$ 200,00, por pessoa, com a possibilidade de obter um desconto de 15% ao utilizar o cupom promocional SALTOAZULMACEIO15. Os interessados podem garantir acessando o link: www.outgo.com.br.

No dia 30 de março, a programação será gratuita, com um evento ao ar livre na Praia de Pajuçara, trazendo uma série de atividades esportivas, culturais e sensoriais, incluindo paraquedismo, ciclismo, funcional, beach tênis, remada, surf, paramotor, pintura artística, sala sensorial, banda infantil, e, até, realidade virtual.

A programação do evento oferece uma oportunidade única de integrar o conhecimento acadêmico, a prática esportiva e a vivência sensorial, buscando sensibilizar a população para a importância da inclusão e do respeito às pessoas com TEA. Os interessados podem conhecer mais sobre o projeto por meio do perfil @institutosaltoazul no Instagram.

Serviço: 

Data: 28 a 30 de março
Local: Auditório da Justiça Federal (28 e 29 de março) e Praia de Pajuçara (30 de março)
Inscrição: R$ 200,00 (com 15% de desconto utilizando o cupom SALTOAZULMACEIO15)
Evento gratuito no dia 30 de março com atividades: Paraquedismo, ciclismo, funcional, beach tênis, remada, surf, paramotor, sala sensorial, pintura artística, focinho terapeutas, banda infantil e realidade virtual.
Local: Na orla da Praia de Pajuçara

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular