Promotoria de Pão de Açúcar celebra TAC para realização de concurso público no município

Publicado em 03/08/2017, às 15h19

Redação

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Pão de Açúcar, firmou, nesta terça-feira (2), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que a administração do município realize concurso público para provimento de cargos efetivos em todas as suas secretarias. O documento determina ainda que o edital do certame seja publicado em 180 dias após a data de assinatura.

LEIA TAMBÉM

O TAC foi celebrado após a promotora de Justiça Martha Bueno detectar o número excessivo de funcionários contratados temporariamente pela prefeitura do Município de Pão de Açúcar, sem obedecer a determinação do artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, que permite a contratação de servidores nessa situação desde que atenda as necessidades temporárias de excepcional interesse público.

“Este não era o caso de Pão de Açúcar, que tinha um grande número de servidores e um grande lapso temporal com relação a realização do último concurso público. São muitos funcionários contratados por tempo determinado, sem que os gestores demonstrem a excepcionalidade da situação. Atuamos para regularizar este cenário, além de prover a geração de empregos na gestão municipal seguindo que determina a Constituição e os princípios norteadores do direito público”, declarou a promotora de Justiça.

Em uma das cláusulas ficou determinado que até a publicação do edital, a prefeitura de Pão de Açúcar se compromete a realizar um estudo acerca dos cargos efetivos, comissionados e servidores contratados, seus quantitativos, suas atribuições e valores de vencimento. Este levantamento servirá para saber quais as necessidades da administração. A partir daí, um relatório deverá ser enviado à Câmara de Vereadores do Município para que sejam criados os cargos que promoverão o bom funcionamento da gestão pública da cidade.

Ainda de acordo com o documento, a prefeitura de Pão de Açúcar ficou comprometida em nomear, por ordem de classificação os candidatos aprovados no certame. Além disso, deverá enviar uma cópia de cada nomeação para que o Ministério Público acompanhe a situação.

O Ministério Público do Estado de Alagoas está enviando recomendações também às Câmaras Municipais de Pão de Açúcar e Palestina. Bem como, reenviando a recomendação ao município de Palestina para que a cidade se adeque à regra constitucional de concurso público.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra