Proposta de Trump para paz em Gaza inclui anistia a membros do Hamas e governo com supervisão dos EUA

Publicado em 29/09/2025, às 16h09
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Flickr / Casa Branca

Julia Chaib / Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um plano para encerrar o conflito entre Israel e Hamas em Gaza com 21 pontos.

LEIA TAMBÉM

Entre eles, tornar está a previsão de que Gaza seja governada temporariamente por um "comitê palestino de transição, tecnocrático e apolítico". Esse colegiado administraria os serviços na região e deve ser formado por especialistas internacionais e palestinos "qualificado".

O comitê seria supervisionado por um novo órgão chamado "Conselho da Paz", que seria, por sua vez, presidido pelo próprio Trump e outros chefes de Estado, incluindo o ex-primeiro-ministro Tony Blair.

"Esse órgão definirá a estrutura e cuidará do financiamento para a reconstrução de Gaza, até que a Autoridade Palestina conclua seu programa de reformas -- conforme proposto em diferentes iniciativas, incluindo o plano de paz de Trump de 2020 e a proposta saudita-francesa -e possa reassumir o controle de Gaza de forma segura e eficaz", diz o plano divulgado pela Casa Branca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Amante' é flagrada fugindo pela janela do 10º andar de prédio; assista Influencer é preso após postar selfie em frente a incêndio com 159 mortos e chamar vítimas de 'pecadoras' Mulher é condenada por compartilhar fotos do parto do neto no Facebook Estrela pornô e recordista sexual é presa na Indonésia em meio a ‘tour mundial’