Prorrogado prazo para matrículas na rede pública municipal de ensino de Maceió

Publicado em 23/12/2025, às 11h11
Criança matriculada na rede municipal. - Foto: Ascom Semed/Arquivo

Secom Maceió

Ler resumo da notícia

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) prorrogou até a próxima terça-feira, 30 de dezembro, o prazo para que pais e responsáveis realizem a matrícula dos novos estudantes da rede pública de ensino. O período, previsto para encerrar hoje, 23 de dezembro, foi estendido devido à alta demanda.

LEIA TAMBÉM

Aqueles que obtiveram vaga na pré-matrícula devem comparecer à própria unidade escolar na qual o estudante foi alocado para efetivar a matrícula.

Já no caso de 11 dos 12 novos Gigantinhos (CMEIs) que começarão a funcionar no início do ano letivo de 2026, dia 9 de fevereiro, a matrícula deve ser feita na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, no Cambona, das 8h às 14h. São eles: Garça Torta, Salvador Lyra, Trapiche, Cidade Universitária, Petrópolis, dois no Benedito Bentes (Morada do Planalto e Conjunto Oiticica), Novo Jardim, Feitosa, Vergel e Levada.

Quem teve dificuldades para concluir a pré-matrícula ou efetuar a matrícula também pode procurar a Semed pessoalmente, no Setor de Matrículas.

Algumas pré-matrículas ainda aparecem como "em análise" no sistema. Quem estiver nessa situação deve aguardar o resultado final; caso não consiga a vaga, o estudante entra automaticamente na lista de suplência, podendo ser chamado em caso de vagas remanescentes, a partir do dia 5 de janeiro de 2026.

Para confirmar a matrícula, o estudante maior de idade, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar ou a Semed (no caso dos 11 Gigantinhos novos),com a seguinte documentação:

Certidão de nascimento/RG/RNM;

Comprovante de endereço;

CPF do estudante;

CPF e documento do responsável;

Contatos telefônicos e e-mail;

Carteira de vacinação (até 7 anos) e cartão do SUS;

Histórico ou declaração escolar (a partir do 2º ano);

Duas fotos 3x4 do estudante.

Mais escolas e mais vagas

Na pré-matrícula de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, ofereceu mais 6,5 mil novas vagas, sendo 4.500 delas na Educação Infantil e duas mil no Ensino Fundamental. A população também contará, a partir do ano letivo de 2026, com 12 novos Gigantinhos (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs) e duas novas escolas.

Em cinco anos, a Prefeitura de Maceió reduziu, de forma efetiva, o déficit histórico de vagas na Educação Infantil da capital alagoana, com a abertura de 13 Gigantinhos, como são chamados os CMEIs, garantindo a ampliação do número de vagas para crianças nas creches, de 9 mil, em 2020, para 20.500, a partir do ano letivo de 2026, quando começam a funcionar outros 12 novos equipamentos educacionais, totalizando 25 unidades de ensino públicas, espalhadas em todos os bairros, com estrutura moderna e totalmente climatizadas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Encceja 2025: resultados já estão disponíveis e mais de mil alagoanos alcançam aptidão para certificação Prefeitura de Maceió convoca mais 44 professores aprovados em PSS da Educação Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes Governador anuncia bonificação de 90 milhões para servidores da Educação