Protesto em Porto Alegre teve 80 mil, segundo organizadores

Publicado em 31/03/2016, às 21h42
-

Redação

Os organizadores do protesto a favor do governo da presidente Dilma Rousseff na capital gaúcha afirmaram que 80 mil pessoas participaram do ato nesta quinta-feira. Para a Brigada Militar, no entanto, o público foi expressivamente menor. De acordo com a estimativa final da polícia, 18 mil pessoas estiveram na mobilização.

LEIA TAMBÉM

O ato começou às 17 horas com uma concentração na Esquina Democrática, histórico reduto de manifestações populares da cidade. Diversas lideranças sociais e políticas discursaram do alto de um carro de som, entre elas o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto. Em uma breve fala, ele pediu que os militantes convençam os deputados a votar contra o processo de impeachment da presidente que tramita na Câmara dos Deputados.

Rossetto também falou sobre o lançamento da fase três do Minha Casa Minha Vida e disse que os "golpistas" vão acabar com o programa, uma das principais bandeiras da administração petista.

Assim como nos outros Estados brasileiros, a defesa do mandato de Dilma foi o mote central do protesto, organizado por grupos sindicais e sociais ligados ao PT. Os cartazes e os gritos dos manifestantes no chão reforçavam o discurso das lideranças que subiam no carro de som. As principais críticas se dirigiram ao processo de impeachment. "Não vai ter golpe" foi a frase mais entoada pelos participantes. Também houve críticas ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Em vários momento, os manifestantes cantaram: "O Cunha, pode esperar a tua hora vai chegar".

O protesto transcorreu de forma pacífica. Depois do discurso de Rossetto, pouco depois das 20 horas, a multidão deixou a concentração e fez uma passeata saindo da Avenida Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares, na zona central da cidade. Lá, a mobilização segue no decorrer da noite, com apresentações culturais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas