Protesto: estudantes cobram punições mais severas para casos de preconceito dentro do Ifal

Publicado em 21/12/2023, às 12h15
Cortesia -

TNH1

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram um protesto para chamar a atenção de casos de preconceito praticados dentro do Campus Maceió, situado no Centro, na manhã desta quinta-feira, 21. Eles ocuparam os andares e a área externa da unidade de ensino e não compareceram às salas para aulas.

LEIA TAMBÉM

Os alunos levaram cartazes com frases como "Diga não ao preconceito", "Não é não, o corpo é meu e não seu", e "Não precisa ser negro para lutar contra o racismo, só precisa ser humano". Eles também usaram instrumentos musicais e gritaram palavras de ordem. Assista abaixo:

"Devido aos vários casos de racismo, assédio, bullying, gordofobia e homofobia, acontecidos dentro do campus Ifal - Maceió, os alunos decidiram se reunir e protestar contra as "punições" aplicadas aos agressores. Punições essas como cinco dias de suspensão e apenas isso. A gestão vem tentando abafar as vozes dos alunos, calar a nossa voz. Só que decidimos por um fim nisso. E estamos lutando pelos nossos direitos", disse uma estudante ao TNH1.

A reportagementrou em contato com o Ifal e o posicionamento do instituto foi passado durante a tarde dessa quinta. Confira a seguir:

A Direção-Geral encontra-se atenta aos recentes acontecimentos e adotou providências imediatas, enviando uma nota pública de esclarecimento à comunidade em 18 de dezembro e instaurando um processo disciplinar para investigar a situação em consonância ao Regulamento do Corpo Discente do Ifal. Além disso, hoje (21), os estudantes promoveram uma manifestação em frente ao Campus e foram recebidos pelos membros da gestão, que acolheram suas demandas. O diretor-geral reiterou seu compromisso em combater qualquer forma de preconceito e afirmou que serão tomadas todas as medidas cabíveis, em conformidade com as resoluções e regulamentos da instituição."

Atenciosamente,  

Givaldo Oliveira dos Santos 
Diretor Geral do Ifal- Campus Maceió

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja onde estão as principais atrações do Natal de Maceió e o que visitar Lar São Domingos vai promover tradicional Concerto de Natal em 19 de dezembro Ônibus gratuitos do Free Tour Natal Massayó circulam pela orla marítima Maceió disponibiliza tratamento com antirretroviral para combate ao HIV