Provas do CNU podem ser suspensas após operação da PF?

Publicado em 02/10/2025, às 10h24
-

José Marques/Folhapress

O Ministério da Gestão afirmou nesta quinta-feira (2) que o CNU (Concurso Nacional Unificado) está mantido para o próximo domingo (5), apesar da operação que cumpriu mandados de prisão por suspeitas de fraude no exame do ano passado.

LEIA TAMBÉM

A pasta disse em nota que "tem apoiado, desde o início, as investigações da Polícia Federal sobre fraudes em concursos públicos, entre elas, uma fraude pontual durante a aplicação da prova da primeira edição [do CNU]".

Também afirmou que "vem acompanhando os desdobramentos da operação da PF" e que "ampliou os mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança, transparência e integridade" na prova do domingo. Ainda vão ser divulgadas quais serão essas medidas de segurança.

O governo divulgou na última semana que a segunda edição do CNU já tem 760 mil inscritos de todas as regiões do país, "consolidando-se, mais uma vez, como uma das maiores seleções públicas já realizadas para ingresso no serviço público federal".

Serão aplicadas provas em 1.294 locais de 228 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal.

A operação da PF desta quinta, intitulada Última Fase, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de participarem de uma organização criminosas que fraudava concursos públicos.

As investigações envolvem o CNU de 2024 e também exames da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, da Universidade Federal da Paraíba e das polícias civis de Pernambuco e Alagoas.

De acordo com a PF, a ação tem como objetivo ampliar mecanismos de fiscalização para garantir segurança, transparência e integridade aos processos seletivos realizados no país.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números