PSB apoia candidato próprio em disputa na Câmara, mas não descarta bloco de esquerda

Publicado em 30/01/2019, às 16h33
Câmara dos Deputados | Reprodução -

Folhapress

Isolado na disputa, o PSB decidiu apoiar para a presidência da Câmara a candidatura de um deputado do partido que antes concorria avulso. Atualmente terceiro secretário, JHC (AL) disputará o posto nesta sexta-feira (1º). 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o partido, a decisão foi unânime. Ela não exclui, porém, a possibilidade de o partido formar um bloco parlamentar com siglas da oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). 
Nesta quarta-feira (30), o PSB deve se reunir com representantes de PT, PSOL e PC do B para articular o conjunto, que poderia garantir espaços na Mesa Diretora para o partido. 

Antes de tomar a decisão de apoiar JHC, o partido tentou formar bloco também com PDT e PC do B, que acabaram se unindo a Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também arregimenta o PSL de Bolsonaro. 
Além disso, outra opção era se unir com PP, MDB e PTB, acordo que também fracassou quando estes decidiram se juntar na campanha pela reeleição do atual presidente da Casa. 

Agora Maia também articula para neutralizar a oposição, com a inclusão de PC do B e PDT no bloco das esquerdas. Assim, o bloco conseguiria uma posição de titularidade na Mesa Diretora, que ficaria com o PSB. 
No entanto o PC do B resiste a sair do bloco do presidente Casa, e integrantes dizem que a sigla não foi consultada sobre o acordo. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado