Qual Maceió faz vibrar seu coração?

Publicado em 25/01/2026, às 19h11
-

Nide Lins

São tantas Maceiós que fazem meu coração vibrar que fica até difícil escolher uma só. A explosão de cores do Mercado da Produção, o bordado de filé do Pontal da Barra, a tapioca, o cuscuz, o caldinho de sururu, camarão Bar das Ostras, a água de coco, Theatro Homerinho, Teatro Deodoro, Bumba-Meu-Boi… Tudo isso pulsa identidade. Mas, nessa terra onde nasceu Djavan, o mar é nosso xodó: cercado de coqueiros e barquinhos, ele é pura poesia urbana. Um mar que afaga a gente por dentro e que, no dia 8 de fevereiro, vai vibrar ainda mais forte ao som dos atabaques, tambores, afoxé e guitarra, sob a batuta de Fernanda Guimarães, liderando um time potente de músicos e cantores no bloco mais democrático da cidade: Rock Maracatu (@rcrockmaracatu).

LEIA TAMBÉM


Em 2026, o tema do desfile é “A Maceió que faz vibrar seu coração”. A proposta é convidar cada pessoa a olhar para a cidade com mais cuidado, pertencimento e afeto. “Cada um carrega uma Maceió diferente dentro de si: a rua do dia a dia, o pôr do sol visto de um cantinho especial, o bairro que faz parte da sua história, as manifestações culturais, o artista preferido… Tudo isso também é Maceió. Tudo isso também vibra”, explica Fernanda.
O bloco é aberto ao público, sem cordas e totalmente gratuito. Para apoiar o projeto e contribuir com a continuidade das atividades, os foliões podem adquirir os kits (camisa + copo). As vendas já estão abertas pelo Doity 👉 bloco-rasgando-o-couro-rock-maracatu--2026


Para acompanhar todas as novidades, é só seguir o Instagram @rcrockmaracatu.
O cortejo contará com participações especiais das artistas Llari, Mary Alves e do grupo Roda de Coco, além da participação nacional da cantora Joyce Alane, que se soma a esse encontro de ritmos que é a marca do Rock Maracatu.
Rock Maracatu é DNA alagoano. Bora apoiar, comprar o abadá e vibrar junto.

👉 bloco-rasgando-o-couro-rock-maracatu--2026

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Na Toca do Calango vai ter frevo, samba, cerveja artesanal, petiscos e até o Pinto. Bora? Broas da Iza na Feira dos Municípios Sonho: meu favorito da Du Nortt Carneiro na cachaça virou prato executivo