Qual o verbo para o ato de tomar café da manhã? Resposta viraliza e pode surpreender

Publicado em 07/10/2025, às 14h51
Imagem meramente ilustrativa - Freepik

g1

Um vídeo que viralizou nas redes sociais levantou uma dúvida curiosa: afinal, qual é o verbo para o ato de tomar café da manhã? A pergunta foi feita por uma internauta e respondida pelo professor de português Murilo Amaral, conhecido como Murilove.

LEIA TAMBÉM

O vídeo com a resposta já tem mais de 1,3 milhão de visualizações. Nele, o professor explicar que o verbo correto é almoçar e o motivo está na história da língua portuguesa.

"Na verdade, o café da manhã tem um verbo, sim, e o verbo dele é 'almoçar'. (...) O nome das nossas refeições sofreu alteração desde o século 19 até os dias atuais, "Murilo Amaral, o Murilove.

Da literatura aos dias de hoje

“— Um Cubas! repetia-me ele na seguinte manhã, ao almoço.”

O trecho acima é do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. É um exemplo da mudança que talvez você não soubesse que aconteceu: muito tempo atrás, almoço era o nome dado à primeira refeição do dia.

No século 19, quando o clássico da literatura foi publicado pela primeira vez, as refeições tinham nomes diferentes dos que utilizamos hoje.

Daniel Bravo, coordenador de linguagens do Cubo Global School, confirma a explicação dada por Murilo.

"A chave do mistério está na etimologia. A palavra 'almoço' tem sua raiz no galego-português almorço, que por sua vez está ligado ao verbo em latim admordēre, cuja tradução literal seria algo como 'começar a morder'. Essencialmente, o almoço era a 'primeira mordida do dia', o nosso atual desjejum. Para quem ainda dúvida, basta olhar para o português falado em Portugal, onde o café da manhã é até hoje chamado de 'pequeno-almoço'."

Alterações de sentido como essa sempre podem acontecer porque a língua é viva, ou seja, está sempre passando por atualizações e mudanças. É graças a isso, por exemplo, que novas palavras continuam a surgir.

De onde veio o 'café da manhã'?

Murilo, que é formado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que o conceito de café da manhã se transformou ao longo do tempo. Inicialmente, o termo era utilizado apenas para simbolizar o momento em que a bebida era tomada, podendo ser acompanhada das refeições.

"Tudo isso mudou quando, no final do século 19 e início do século 20, a economia do Brasil era baseada na exportação do café. Então, em vez de almoçar e merendar, tomavam o café da manhã e o café da tarde."

Como consequência, o café da manhã tomou o lugar do almoço, que tomou o lugar do jantar. A merenda foi popularmente substituída pelo café da tarde e a ceia deixou de ter um lugar fixo entre as refeições.

Daniel Bravo explica que há outra alternativa para substituir o termo café da manhã.

"Talvez o verbo mais adequado para descrever o café da manhã moderno seja desjejuar (quebrar o jejum), uma palavra pouco frequente, mas que abraça com perfeição a diversidade de nossas manhãs", diz.

O almoço nas obras de Machado de Assis

O termo "almoço" é recorrente em obras de Machado de Assis e em outras obras literárias do século 19. Na grande maioria, ele é usado como referência ao café da manhã.

"Tanto é que se você lê um livro de Machado de Assis e os personagens estão almoçando, na verdade, eles estão tomando o café da manhã. E isso pode causar algum estranhamento para um leitor desavisado, porque parece que as personagens acabaram de acordar, ainda está cedo e elas já estão almoçando", Murilove diz em outro trecho do vídeo.

Há, inclusive, um conto específica de Machado que gira em torno da primeira refeição do dia.

"Em 'Um almoço', a narrativa ocorre pela manhã e tem como um dos personagens um sujeito que demonstra uma satisfação enorme e uma paz com a natureza por ter almoçado, apesar de ser ainda bem cedo, "Daniel Bravo, do Cubo Global School.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados