Quanto tempo Eduardo Bolsonaro pode ficar nos EUA? Quem assume o mandato? Saiba como funciona a licença de um deputado

Publicado em 19/03/2025, às 08h55
- Foto: Agência Brasil

g1

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (18) que pretende se licenciar do mandato de deputado federal para morar nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

O parlamentar fez o anúncio em uma rede social, uma semana antes do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar o pai dele, Jair Bolsonaro (PL), réu por supostamente tramar um golpe de Estado no país.

Segundo Eduardo, a decisão é temporária e não será remunerada. Apesar do anúncio, o político ainda não protocolou o pedido de afastamento no Congresso Nacional.

De acordo com a assessoria da Casa, no caso dele, “o deputado está no exercício do mandato e é necessária a efetivação do pedido de licença para análise das garantias das prerrogativas parlamentares”.


Deputados federais podem se licenciar da função?
Sim. Segundo o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, os congressistas podem tirar licença nos seguintes casos:

para desempenhar missão temporária de caráter diplomático ou cultural;
para tratamento de saúde;
ou para assumir outro cargo público, como ministro.
➡️Também é prevista a licença para tratar de interesse particular, sem remuneração. De acordo com a norma, esse período não deve ultrapassar 120 dias (4 meses) por sessão legislativa. Esse seria o caso de Eduardo Bolsonaro, caso o afastamento seja oficializado.

Além disso, os parlamentares também têm direito a licença-maternidade e paternidade.

Como funciona a licença?

Em regra, a licença deve ser autorizada pelo presidente da Câmara dos Deputados. Atualmente, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O pedido deve ser fundamentado, dirigido ao presidente e lido na primeira sessão do plenário após o recebimento.

Quem assume o lugar de Eduardo Bolsonaro?
Caso a licença do deputado ultrapasse 120 dias, quem assume o cargo é um suplente.

O primeiro suplente do PL em São Paulo seria Adilson Barroso (PL-SP), mas ele já ocupa a cadeira de Guilherme Derrite (PL-SP), que deixou o mandato para assumir a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo. Neste caso, o segundo suplente do partido é Missionário José Olímpio.

Olímpio tem 68 anos e já foi deputado federal em outras duas ocasiões, em 2011 e 2019. Nas eleições de 2022, recebeu cerca de 61 mil votos.

Quanto é o salário de um deputado federal?
Desde fevereiro de 2025, os deputados e senadores federais têm remuneração bruta mensal de R$ 46.366,19.

Quanto tempo Eduardo Bolsonaro pode ficar nos EUA?
Se o parlamentar estiver nos Estados Unidos portando um visto de turista, a permanência é válida por até 6 meses.

Interlocutores próximos ao deputado afirmam que ele pode pedir asilo político a Trump. A medida é usada para casos de perseguição no local de origem. Caso a solicitação ocorra e for aprovada, ele poderá permanecer no país por mais tempo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC