Quarentena: coleta de lixo domiciliar aumenta 20% em Maceió

Publicado em 08/04/2020, às 15h08
-

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), registrou um aumento de 20% na coleta de resíduos domiciliares na segunda quinzena de março, referente ao período de distanciamento social. O aumento era esperado, em decorrência da permanência de grande parte da população em suas residências, acarretando no maior consumo de produtos.Além disso, com a permanência dos estabelecimentos comerciais fechados, como shoppings, bares e restaurantes, a população tende a fazer a própria alimentação em casa, seja através do modelo “pegue e leve” ou pelo serviço de delivery através de aplicativos, acarretando em mais produção de resíduo domiciliar.

LEIA TAMBÉM

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres atenta para os impactos ambientais que são causados com esse aumento, como a diminuição da vida útil do Aterro Sanitário, além do impacto econômico, visto que também são elevados os custos para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

“Como a coleta seletiva está suspensa temporariamente, para proteção da saúde dos catadores, a população deve ser consciente e tentar descartar somente o necessário neste período. Em casa, o maceioense também pode colaborar com a realização da compostagem, pois cerca de 50% da composição dos resíduos domiciliares são orgânicos”, afirma o Gestor.

Outras medidas que o cidadão pode adotar para ajudar a redução desse impacto é o consumo consciente, o reaproveitamento de alimentos e reutilização embalagens, sempre que possível. Quando realizar pedido de refeições em aplicativos, o ideal é evitar a solicitação de utensílios – como talheres – e realizar o descarte adequado, que é ainda mais necessário neste momento de quarentena.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês