Quatro candidatos oficializaram disputa a governador "tampão" de Alagoas até esta terça-feira, 19

Publicado em 19/04/2022, às 15h58
Arquivo -

TNH1

Os deputados estaduais Paulo Dantas (MDB) e Davi Maia (União Brasil) oficializaram candidatura para governador de Alagoas, nesta terça-feira, 19, nas eleições indiretas que serão realizadas pela Assembleia Legislativa no próximo mês, por conta da dupla vacância gerada pela renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB), no início do mês, e de seu vice, Luciano Barbosa, que abriu mão do cargo ao assumir a Prefeitura de Arapiraca, em dezembro de 2020. Ontem, cabo Bebeto (PL) e o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes também confirmaram que estão no "páreo" pelo cargo. O deputado Antônio Albuquerque (Republicanos), apontado como mais um candidato ao pleito, ainda não participou dos trâmites para concorrer à eleição. A assessoria da Assembleia Legislativa de Alagoas confirmou ao TNH1, que até o fim da tarde de hoje não havia registro da candidatura dele. 

LEIA TAMBÉM

Quem vencer as eleições no dia 2 de maio vai governar o estado até o dia 31 de dezembro deste ano, em substituição ao desembargador Klever Loureiro, que assumiu momentaneamente a gestão de Alagoas após a saída de Renan Filho.

Ao oficializar a candidatura nesta terça, Dantas estava acompanhado do senador Renan Calheiros (MDB/AL), do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB/AL), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, do presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, e de vários deputados estaduais e prefeitos.

Ele disse que o alagoano pode esperar muito trabalho, dedicação e comprometimento. “Alagoas conseguiu avançar bastante em todas as áreas nestes últimos anos, e nosso compromisso central é fazer com que nada pare e tudo siga adiante, para que possamos ter a condição de consolidar esses avanços, tocando obras importantes e de desenvolvimento regional que promovam renda e emprego, dentre elas o aeroporto de Maragogi, obras de saneamento básico e a duplicação da rodovia que liga Maceió a Barra de Santo Antônio”, afirmou.

O líder da Maioria na Assembleia Legislativa afirmou ainda que a população poderá contar com um governador experiente e comprometido, que por onde passou demonstrou sua capacidade de administração, com diálogo e transparência. “Estarei me cercando de pessoas técnicas e capacitadas, que tenham a condição de contribuir com bons projetos”, disse. Por fim, o sertanejo Paulo Dantas fez questão de destacar a continuidade das obras do Canal do Sertão.

Já Davi Maia se apresentou como candidato por acreditar ser 'democraticamente necessário'. "Minha candidatura é necessária porque precisamos fazer um contraponto e explicar à população a importância desse governo, que chamam de tampão, mas que vai durar 7 meses. Contrapor é importante na democracia. Seja direto ou indiretamente. Política não se faz só de vitória, mas de exposições de ideias", disse o deputado.

Declarando-se 'oposição ativa', Maia afirma que o novo Governo, eleito pelos deputados de forma indireta, precisa ser baseado em projetos e planos. Durante seu discurso, os demais deputados receberam da assessoria de Maia impressos com seu projeto de Governo. Entre os principais eixos, estão a promoção de emprego e renda, redução da burocracia, ampliação do Canal do Sertão, eficiência governamental com utilização da tecnologia, construção de políticas públicas de longo prazo, livres de interesses políticos, e combate à pobreza, com auxílio para quem mais precisa.

Maia prometeu ainda implantar o piso de enfermagem, a construção de um quilometro por dia no Canal do Sertão, o fortalecimento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas, a implantação de uma política de prevenção de desastres naturais, um estudo ambiental para criação de uma reserva natural na Caatinga e uma reforma emergencial do estádio Rei Pelé.

Militares candidatos - O protocolo da Casa registrou na tarde de segunda-feira, 18, a candidatura do deputado Cabo Bebeto, do PL, a governador do Estado. O parlamentar anexou ao requerimento as certidões e documentos exigidos no edital de convocação, lançado no dia 2 deste mês.

Bebeto explicou que os parlamentares da Casa de Tavares Bastos conhecem sua postura e acrescentou que “muitos deputados estão insatisfeitos com o governo de Renan Filho”. Entre as prioridades de seu plano de governo, Cabo Bebeto defende o enxugamento da máquina pública, a conclusão das obras públicas inacabadas, ações na área da educação, como o combate à evasão escolar, incremento da segurança publica e a promoção da valorização do servidor, pautas estas defendidas pelo parlamentar em plenário.

Já o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes tem 44 anos e disputou a eleição para deputado federal pelo PSL, em 2018. Natural de Arapiraca, ele teve quase 10 mil votos e também oficializou a candidatura para o governo nos próximos meses. Estas foram as duas primeiras inscrições, cujo prazo se encerra às 10h do dia 22 próximo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC