Quatro capitais interrompem vacinação contra Covid-19 por falta de doses

Publicado em 16/03/2021, às 15h43
Agência Alagoas -

Redação com informações do G1

Ao menos quatro capitais - Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa e Aracaju - interromperam a aplicação da primeira dose por fim de estoque de vacinas. Além dessas quatro cidades, Maceió anunciou na segunda (15) que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira, o que não aconteceu (leia mais abaixo).

LEIA TAMBÉM

Esta não é a primeira vez que capitais interrompem a aplicação de imunizantes contra Covid-19 desde o início da vacinação, em janeiro. Em fevereiro, os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como Salvador, Campo Grande, Curitiba e Fortaleza.

Até esta terça-feira, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados. Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Durante este mês, até 31 de março, de acordo com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Brasil terá recebido mais 38 milhões.
 

Capitais que suspenderam a aplicação da 1ª dose:

Rio de Janeiro: a prefeitura anunciou a suspensão de vacinação na quinta-feira. A cidade iria começar a vacinar quem tem 75 anos anos, mas não foi possível. A segunda dose está garantida para quem já recebeu a primeira.

Rio Branco: suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 71 anos ou mais na sexta-feira (12); os estoques acabaram antes que todo o público-alvo fosse imunizado. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira dose e agendou a segunda etapa da imunização.

Aracaju: informou na noite de segunda (15) a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 75 anos ou mais antes de terminar a vacinação de todo o público estimado. A segunda dose está garantida para idosos acamados e profissionais de saúde que já receberam a primeira.

João Pessoa: suspendeu a aplicação da vacina na manhã de terça (16) enquanto a população de 71 ou mais era vacinada. A prefeitura condiciona a retomada da vacinação ao recebimento de novas doses pelo estado, o que está previsto para quarta-feira (17).
 

Em Maceió, após suspender a vacinação nesta segunda e terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está definindo os últimos detalhes para retomar a vacinação, nesta quarta-feira, 17, nos seis pontos fixos espalhados pela capital.

O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre as novas interrupções da vacinação contra Covid-19 em capitais, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Na segunda (15), o Instituto Butantan enviou ao Ministério da Saúde um lote com 3,3 milhões de doses da CoronaVac. A reportagem perguntou também quando essas novas doses seriam enviadas aos estados, mas não obteve resposta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP