Quatro unidades de saúde em Maceió disponibilizam macas ginecológicas para mulheres com deficiência

Publicado em 19/04/2025, às 12h21
- Divulgação/Secom Maceió

Secom Maceió

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza em quatro Unidades de Saúde macas ginecológicas adaptáveis para o público feminino PCD.

LEIA TAMBÉM

A iniciativa proporciona acessibilidade e adaptabilidade na realização de citologias e consultas de ginecologia para mulheres com dificuldades de mobilidade. Maceió é o primeiro município a oferecer o equipamento adaptável, desde fevereiro de 2024. 

Suzangela Mendonça, coordenadora-técnica do programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, informou que os serviços foram ampliados para atender melhor o público feminino PCD. 

“O serviço de assistência ginecológica à mulher com deficiência começou à ser oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Moura, localizada no bairro Santa Amélia, mas atualmente foi ampliado para o Pam Salgadinho (Poço),  no bloco C, na URS Antônio de Pádua (Petrópolis) e na URS Hamilton Falcao (Benedito Bentes) para melhor atender de forma inclusiva”,  informa. 

Acesso

O acesso ao serviço se dá através de buscas ativas que os profissionais realizam nos bairros onde são utilizadas as macas ginecológicas adaptáveis para identificar o público feminino que pode ser beneficiado pelo equipamento. Médicos e enfermeiros solicitam encaminhamentos para realização de exames, que são agendados na própria unidade de saúde. 

Nas demais unidades de saúde, ao ser identificada a necessidade de utilizar a maca ginecológica adaptável, os profissionais podem encaminhar para as que possuem o equipamento. Dessa forma, a diretoria do posto entra em contato com as unidades que possuem a maca  e  realiza a marcação para a usuária realizar o procedimento ginecológico. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças