Quem é Padrinho Paulo: líder religioso afastado após denúncias de assédio

Publicado em 17/12/2025, às 08h52
- Reprodução

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

Paulo Roberto Silva e Souza - líder religioso afastado de suas atividades após denúncias de assédio - é formado em psicologia pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e teve seu primeiro contato com o Santo Daime em 1976.

LEIA TAMBÉM

Segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), o réu descumpriu medidas cautelares impostas pelo juízo. Sendo assim, um pedido de prisão preventiva foi formulado pelo órgão no dia 4 de dezembro.

"Padrinho Paulo", como é chamado pelos fiéis, atuava na Igreja Céu do Mar, em São Conrado (RJ). A instituição emitiu um comunicado no domingo (14), comunicando o afastamento.

O líder religioso é uma das principais autoridades de língua inglesa no "trabalho psicoespiritual das comunidades amazônicas" e trabalhou para o governo brasileiro na Amazônia. Seus estudos incluem os efeitos psicológicos e espirituais que as plantas da floresta tropical exercem sobre comunidades de povos nativos.

Em 1985, em parceria com o governo brasileiro, ele trabalhou para garantir a proteção e a legalização do Santo Daime e do uso da ayahuasca (bebida feita da infusão de duas plantas) como sacramento religioso.

Paulo Roberto se tornou dirigente da igreja Céu do Mar em 1982 e foi uma figura influente nos primórdios do movimento do Santo Daime na América do Norte e na introdução de sua doutrina e de suas cerimônias em muitas novas cidades do continente.

O Centro Eclético Fluente Luz Universal Sebastião Mota de Melo, responsável pela Igreja Céu do Mar, afirmou que não comentará detalhes sobre as alegações de assédio em respeito às pessoas mencionadas e considerando que o caso tramita em segredo de justiça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher dada como morta pelo Samu tem alta após 19 dias internada Anvisa proíbe 'café de açaí', suspende glitters com plástico e lote de azeite MP denuncia filho de Popó por tentar aliciar jogador alagoano em esquema de apostas Pirarucus que Lula ganhou de presente viram problema na Granja do Torto