Questionamento irônico sobre o capitalismo democrático que temos no Brasil

Publicado em 16/01/2023, às 19h00 - Atualizado às 19h29

Redação

Texto de Stephen Kanitz:

LEIA TAMBÉM

“Por que uma ideologia que possui tantos intelectuais brilhantes, com capacidade de liderança, de aglutinar massas, que querem ética e mudar o mundo, não abre empresas para servir seus correligionários?
Empresas que não cobrariam lucro, que teriam uma imensa vantagem competitiva de preços bem mais baixos, e com 47% de clientes já ideologicamente alinhados.
Destruiriam empresas que ‘maximizam lucro’ em menos de 10 anos, e venceriam essa luta ideológica folgadamente,
Oferecendo produtos bem mais baratos, com qualidade, sem truques e propaganda enganosa.
Artistas milionários, funcionários da elite pública que abocanham 40% da massa salarial do país forneceriam o capital necessário para a fundação dessas empresas de bom grado.
No Capitalismo Democrático, que vivemos, qualquer um pode entrar no livre mercado, por isso ele é livre e democrático.
E se empresários de Esquerda decidirem não cobrar os exorbitantes lucros que Marx diz que existem, não há nada que a Direita possa fazer. Simples assim…
Por mais de 200 anos a Esquerda tentou implantar o Capitalismo de Estado, via golpes revolucionários como fizeram na Rússia, China, Cuba e no Brasil, manipulando as urnas, seduzindo os pobres e indefesos mas, sem sucesso.
Mataram mais de 100 milhões de pessoas, quando poderiam ter conquistado o Capitalismo Democrático em menos de 30 anos, com preços mais baixos, sem matar ninguém.
Organizados eles são, porque no crime são extremamente organizados, sabem negociar com empreiteiras como ninguém, teriam o apoio total dos trabalhadores e seus sindicatos de fachada.
Mas nenhum marxista, petista, social democrata, comunista, jamais pensou em abrir uma empresa, produzindo bens e serviços para a sociedade.
Os serviços que a Esquerda brasileira presta hoje nas faculdades, hospitais e em parte da imprensa não isenta que controlam é de péssima qualidade e custam caro.
Se você é jovem e quer mudar o mundo com o conceito socialista, estude e trabalhe na administração e não história, filosofia, sociologia ou jornalismo e monte uma empresa sem fins lucrativos.
O que para você será fácil porque você já não é egoísta como certamente seus pais, avós e outros ancestrais foram para você ser o que é hoje.
Você que pensa nos outros, produza o que o povo quer consumir, com preços justos, pagando o dobro do salário mínimo, dando o 14º e 15º salários, semana de 4 dias.
Em vez de encherem o nosso saco todo santo dia, nos chamando de exploradores, desejando morte aos burgueses, criticando todo dia sem produzir absolutamente nada.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar