Pedro Acioli*
Givaldo Barbosa de França, conhecido como “Quinzinho” e apontado como um dos criminosos mais perigosos de Alagoas, foi preso no Paraná enquanto tentava fugir do país. Considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho, ele chegou à capital alagoana na noite dessa quarta-feira (14).
LEIA TAMBÉM
Em entrevista à TV Pajuçara, o delegado Thales Araújo revelou que Givaldo estava em direção ao Paraguai em uma região conhecida como “Tríplice fronteira”, que liga o país a Argentina e ao Paraguai. É a principal fronteira da América do Sul em termos de população.
“Ele confirmou que buscava ir rumo ao Paraguai. Na região de tríplice fronteira, o trânsito de saída é muito fácil e é porta de saída para todo o resto da América do Sul”, explicou o delegado.
02 do Comando Vermelho
Quinzinho já foi condenado a mais de 40 anos de reclusão por diversos crimes e é considerado o segundo homem mais importante do Comando Vermelho no estado de Alagoas.
“Ele era o chefe da logística e do tráfico, principalmente na região lagunar de Maceió. Há indícios de que ele já estendia sua rede de influência não só dentro do estado, como fora, com negociações envolvendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e, possivelmente, o Paraná.”
Preso em 2016 na Ponta Verde
O traficante foi preso em 2016 em um apartamento de luxo na Ponta Verde, em Maceió. À época, era apontado como líder do tráfico de drogas no conjunto Virgem dos Pobres, no Vergel.
Durante a abordagem, ainda tentou escapar pulando da varanda do primeiro andar, mas acabou detido. Quinzinho possui outras passagens pela polícia, incluindo acusações de homicídio e roubo de carga.
Integrava lista do Ministério da Justiça
Em dezembro de 2025, o Ministério da Justiça divulgou uma lista com os criminosos mais perigosos e procurados de cada estado. Givaldo integrava a relação. Desde a divulgação, dois dos nomes listados já foram presos. Confira os que seguem foragidos:
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS