Raio mata cinco animais em fazenda de Mata Grande

Publicado em 26/02/2018, às 12h18

Redação

Um raio provocou a morte de cinco vacas em uma fazenda na zona rural de Mata Grande, Sertão de Alagoas. O incidente foi registrado na noite da última sexta-feira, mas só causou repercussão na manhã de hoje (26).

LEIA TAMBÉM

Os animais atingidos estavam sob uma árvorel. A propriedade atingida pelos raios fica próxima a torres de transmissão de sinal móvel de celular. O TNH1 não conseguiu contato com os moradores de local.

A CARNE PODE SER CONSUMIDA?

O Ministério da Agricultura recomenda que os cadáveres sejam queimados e enterrados. O órgão recomenda ainda o não consumo uma vez que a carne do gado atingido pela descarga elétrica o sangue dos animais coagula rápido, não ocorrendo a hemorragia, um passo crucial para evitar a contaminação, por isso a qualidade da carne não pode ser garantida.

Como se Proteger dos Raios?

De acordo com o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, se possível, a recomendação é não sair para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales.

Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão. Maiores detalhes podem ser encontrados no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no endereço www.cea.inpe.br/elat.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra