Rapaz de 25 anos sofre síndrome que faz com que pareça ter apenas 12 anos

Publicado em 18/08/2018, às 20h30
A Doença de Fabry é uma condição genética que normalmente só é diagnosticada na infância | Divulgação -

Mundo Curioso

Você diria que o menino da imagem tem 25 anos de idade? Não, né? Pois, apesar de parecer que ele não tem mais do que 12 ou 13 anos, o polonês Tomasz Nadolski já é adulto — e tem essa aparência por conta de uma síndrome bastante rara, chamada Doença de Fabry, que afeta entre 1 e 3 pessoas a cada 100 mil nascimentos.

LEIA TAMBÉM

Segundo Caroline Redmond, do site All That Is Interesting, a Doença de Fabry é uma condição genética que normalmente só é diagnosticada na infância e provoca uma deficiência parcial ou total na quantidade de um tipo de enzima necessário para o metabolismo de determinadas substâncias lipídicas no organismo.

Síndrome dolorosa

Entre os sintomas apresentados pelos portadores estão os transtornos gastrointestinais, a perda da função das glândulas sudoríparas, febres recorrentes, sensação de dormência, formigamento ou queimação nas mãos e nos pés, dores pelo corpo, cansaço crônico e inchaço dos membros inferiores.

Como se fosse pouco, em determinados casos, como o de Tomasz, a síndrome pode retardar a chegada da puberdade, levando os portadores a apresentarem baixa estatura e aparência de eternas crianças. Tal como ocorre com a maioria das pessoas diagnosticadas com a Doença de Fabry, o jovem polonês começou a mostrar os primeiros sinais aos 7 anos de idade, quando desenvolveu problemas digestivos e passou a reclamar bastante de dores no corpo; contudo, durante anos, nenhum especialista descobriu o que realmente havia de errado com ele.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados