Raphinha iguala Neymar e persegue recorde de melhor brasileiro na Europa; veja números

Publicado em 19/04/2025, às 15h36
- DiaEsportivo/Folhapress

Fabio Donato/Folhapress

Raphinha brilhou e comandou a virada épica do líder Barcelona contra o Celta de Vigo pelo Campeonato Espanhol. Com dois gols e uma assistência no jogo deste sábado (19), o camisa 11 chegou a 51 participações em gols na temporada, igualando a melhor marca de Neymar no futebol europeu e é o primeiro brasileiro a ultrapassar a soma de 50 participações desde a temporada 2015/16.

LEIA TAMBÉM

De negociável a cotado para a Bola de Ouro, Raphinha vive temporada mágica: já são 30 gols e 21 assistências com a camisa azul e grená na temporada 2024/25.

O brasileiro igualou a melhor temporada de Neymar no futebol europeu, com a mesma camisa 11 do Barcelona, em 2015/16, que marcou 30 gols e deu 21 assistências.

Neymar, porém, não foi o último brasileiro a ultrapassar as 50 participações em gols na Europa.

Na mesma temporada 2015/16, Jonas foi o melhor brasileiro em solo europeu. Jogando pelo Benfica, chegou a 54 gols e assistências somados.

De Jonas a Raphinha, nenhum outro brasileiro chegou a 50 gols e assistências somados em uma única temporada.

No século, a melhor temporada de um jogador brasileiro na Europa é de Jardel, que anotou 55 gols e oito assistências na temporada 2001/02, atuando pelo Sporting.

Além de Jardel, e agora Raphinha, apenas Hulk, Jonas e Neymar superaram 50 participações em gols de um jogador brasileiro em uma única temporada na Europa.

Raphinha terá pelo menos mais nove jogos até o final da temporada - dez, se chegar à final da Liga dos Campeões - para ampliar a marca.

LISTA DOS BRASILEIROS COM MAIS PARTICIPAÇÕES EM GOLS A CADA TEMPORADA EUROPEIA DESDE O ANO 2000

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja como funciona o formato da Copa do Mundo de 2026; sorteio é na sexta (05) Datas, horário e mais: saiba quando a tabela da Copa será divulgada Vídeo: jogador recebe multa do próprio clube após zombar do nariz de adversário Estudo revela os clubes mais lucrativos da década no mercado da bola; veja quais