Raridade: ouça a restauração de Jingle Bells tocada por computador de 1951

Publicado em 21/12/2017, às 22h10

Redação

O Natal está chegando e você já deve ter ouvido muitas vezes a tradicional canção natalina Jingle Bells. Mas a versão abaixo provavelmente não deve conhecer: é a reprodução de um execução rara, gerada por um dos primeiros computadores da história, o Ferranti Mark I, em 1951. A “música” foi transmitida em uma exibição na BBC.

LEIA TAMBÉM

Como dá para notar, ela é bem rudimentar, porque foi a primeira vez que uma máquina eletrônica — alojada no Laboratório de Máquinas de Computação de Alan Turing — apresentou melodias, criando sons para emiti-las. Na época, três faixas foram gravadas por um dos engenheiros presentes, mas as “interpretações” de Jingle Bells e Good King Wenceslas não. E como esse registro está aqui, então?

Bem, Jack Copeland, pesquisador do pioneirismo de Turing, e o compositor Jason Long conseguiram uma cópia das três amostras sobreviventes. Com a audição desse material e a descrição do acontecimento, retirada do livro “Faster Than Thought: A symposium on digital computing machines”, eles conseguiram recriar o que o Ferranti Mark I tocou.

Dupla teve que “fabricar” vários trechos ausentes

O disco obtido por Copeland e Long somava 152 notas geradas por computador. Ao cortar trechos do áudio manualmente, a dupla criou uma paleta de vários andamentos e duração, o que permitiu rearranjar o conteúdo para criar novas melodias. “Foi como um LEGO musical: novas e infinitas estruturas poderiam ser produzidas a partir desses blocos básicos de construção”, relatam.

Porém, as três músicas que serviram de referência não foram suficientes para fornecer todas as peças desse quebra-cabeça. “As notas ausentes tiveram que ser manufaturadas, a partir do cálculo de uma frequência próxima à qual o Ferranti poderia gerar. Mas nem sempre foi possível acertar a nota exata.”

Em seguida, foi preciso deslocar a frequência de uma das amostras da paleta para conseguir algo correspondente e natural, já que alguns testes lembravam mais uma metralhadora. Outro problema era a duração, e eles tiveram então que reduzir ou juntar pedaços.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto