Raro pássaro rosa é avistado no norte dos EUA pela 1ª vez após 178 anos

Publicado em 04/08/2023, às 14h04
Foto: Reprodução/Redes Sociais -

Revista Galileu

Pela primeira vez em quase 200 anos, um raro pássaro colhereiro-rosado (Platalea ajaja) foi avistado em Wisconsin, nos Estados Unidos. A ave aquática cor-de-rosa com um bico largo e achatado estava rondando perto da cidade de Green Bay, segundo informou em 1º de agosto a revista Smithsonian Mag.

LEIA TAMBÉM

A última vez que a espécie foi encontrada nessa região havia sido em 1845, no condado de Rock. Mas o animal estava morto, conforme conta o site local Green Bay Press-Gazette.

A primeira pessoa a ver o colhereiro-rosado no avistamento mais recente foi Logan Lasee, morador da área de Green Bay. Ele estava trabalhando como voluntário para ajudar a monitorar batuíras-melodiosas (Charadrius melodus), pequenas aves marrom-acinzentadas com patas amarelas brilhantes que estão ameaçadas de extinção.

Lasee dirigia quando pensou ter visto um "flash de rosa” com o canto do olho. Ao se aproximar, ele percebeu a possibilidade de estar diante de um pássaro raro e ligou para outros observadores de pássaros, incluindo um biólogo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

"Enquanto eu estava olhando para uma planície lamacenta, este pássaro estava na verdade saindo com um bando de gansos. Então comecei a ligar para as pessoas", relembra Lasee, ao site Fox 11 News.

Após especialistas confirmarem que se tratava de um colhereiro-rosado, possivelmente em idade jovem, observadores de pássaros locais e regionais se aglomeraram para avistar a espécie. “Encontrar pássaros como este é como uma caça ao tesouro”, afirma o observador de pássaros local Adam Sinkula. “[Estou] apenas absorvendo tudo. Aproveitando o momento e apreciando-o".

O avistamento do pássaro rosa ao norte é extremamente incomum. "Essa é uma ave litorânea muito grande, que normalmente é vista na parte sul dos Estados Unidos. Há colônias de reprodução no Texas, em Louisiana e Flórida. Então, para uma vir aqui, é muito raro”, conta Lasee.

Não se sabe como o colhereiro-rosado foi parar em Wisconsin. Contudo, os pássaros ocasionalmente acabam voando longe do curso. Este ano, o clima tempestuoso de seu habitat pode ter deslocado a ave rara para longe.

Recentemente, dois colhereiro-rosados também foram vistos em Washington, D.C., segundo o site Washingtonian. A dupla passou um tempo nos pântanos de Kenilworth Park & ​​Aquatic Gardens, na parte nordeste da cidade.

Daniel Rauch, biólogo da vida selvagem do departamento de energia e meio ambiente de D.C, disse ao site que os pássaros podem ter se movido para o norte por causa do vento e da chuva ou da competição por comida.

Além dos dois em Kenilworth, Rauch conta que alguns outros colhereiros foram vistos na área, incluindo no sul de Alexandria, perto de Dyke Marsh, e outro em um lago particular de uma pessoa no condado de Fairfax, no estado norte-americano da Virgínia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática