Raúl Castro é reeleito primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba

Publicado em 19/04/2016, às 23h00

Redação

O Partido Comunista de Cuba (PCC) reelegeu hoje (19) o presidente de Cuba, Raúl Castro, como primeiro-secretário da organização, um cargo que ocupa desde 2011 quando substituiu o seu irmão Fidel Castro.

LEIA TAMBÉM

O recém-eleito Comitê Central do PCC, o partido único no país, também confirmou José Ramón Machado Ventura como segundo-secretário, cargo que também desempenha desde o último congresso, ocorrido há cinco anos.

Após três dias de reuniões, o 7º congresso do partido encerra hoje, no dia em que foi revelada a nova composição dos órgãos diretivos do partido, onde se incluem o comitê central, “bureau” político e secretariado.

No “bureau” político, composto por 17 dirigentes, entraram cinco novos membros, como o secretário-geral do sindicato oficial Central de Trabalhadores de Cuba, Ulisses Guilarte, o ministro da Saúde, Roberto Morales, e a secretária-geral da Federação das Mulheres Cubanas, Teresa Amarelle.

O novo comitê central, órgão máximo do partido entre congressos, passa a incluir 142 membros, como uma média de idades de 54 anos, abaixo da média do organismo anterior eleito em 2011 e que incluía 116 militantes.

O terceiro e último dia de trabalhos do conclave do PCC ficou assinalado pela comparência de Fidel Castro, 89 anos, na sessão de encerramento, duas semanas após ter efetuado a sua primeira aparição pública dos últimos nove meses.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto