Recebeu mensagem prometendo os áudios de Michel Temer? É golpe

Publicado em 18/05/2017, às 15h39

Redação

Sempre que há um grande evento, o cibercrime vê a oportunidade de lucrar em cima dele. Com as denúncias de que o presidente Michel Temer foi gravado em áudio dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, não demorou muito para surgir um golpe na internet prometendo acesso ao áudio.

LEIA TAMBÉM

Trata-se do tradicionalíssimo ataque de phishing, que apresenta uma motivação falsa para que o usuário forneça seus dados ou instale algo que não deveria em seu dispositivo, sempre com fins maliciosos.

No caso deste ataque, a distribuição da informação falsa acontece por e-mail. Na mensagem atribuída ao jornalista Lauro Jardim do jornal O Globo, o usuário é levado a um site malicioso e, obviamente, não vai conseguir escutar os tais áudios incriminando o presidente, como informa a Folha de S. Paulo.

Não seria surpresa que outros métodos de disseminação de golpes também recebam variações do ataque. O WhatsApp, por exemplo, costuma ser um espaço de proliferação desse tipo de desinformação por parte do cibercrime; não há relatos do uso do aplicativo para esse fim até o momento.

Vale lembrar que, apesar de os áudios provavelmente existirem, visto o escândalo causado em torno deles, eles ainda não foram publicados por nenhum veículo de imprensa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades