Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR; veja como consultar e o que fazer

Publicado em 02/09/2025, às 13h09
- Arquivo/Agência Brasil

Júlia Galvão/Folhapress

A Receita Federal antecipou o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que estava previsto para o dia 30 de setembro. Segundo o órgão, todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado.

LEIA TAMBÉM

O calendário previa o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Segundo o órgão, com a antecipação, todos os contribuintes com direito à restituição e que não estavam com pendências na declaração receberam o dinheiro até o lote de agosto, pago no dia 29.

O dinheiro da restituição é liberado na conta informada na declaração ou por Pix, caso essa seja a opção do contribuinte e se a chave for o CPF.

Quem declarou neste ano, tem restituição e não recebeu o dinheiro em nenhum deles caiu na malha fina. Será preciso corrigir as informações, enviando uma retificadora, para ter os valores.

Segundo o órgão, até o momento, foi pago um montante de R$ 36,6 bilhões em restituições para mais de 22,6 milhões de contribuintes.


O QUE POSSO FAZER SE NÃO TIVE A RESTITUIÇÃO LIBERADA NESTE LOTE?


Segundo a Receita, quem não recebeu a restituição deve acessar a página do órgão na internet, no campo "Meu Imposto de Renda", e consultar a situação da declaração pelo "Extrato do Processamento".


Se houver alguma pendência, é possível corrigi-la e enviar uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros.


É possível reagendar o crédito no Banco do Brasil em até um ano, no site https://www.bb.com.br/irpf, ou na central de relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).


Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


QUAL ERA O CALENDÁRIO INICIAL?


O calendário de restituição do IR previa que os pagamentos aconteceriam em cinco lotes, pagos de maio a setembro. O primeiro deles foi liberado no dia 30 de maio, último dia para entregar a declaração deste ano, e o último sairia no dia 30 de setembro, mas foi antecipado para agosto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dois novos impostos vão aparecer na nota fiscal em 2026; entenda Brasileiros ainda têm uma “bolada” para receber do Banco Central INSS suspende novos créditos consignados de banco por graves irregularidades Mais de 8,6 milhões deixam pobreza; Brasil tem melhor nível desde 2012