Redes internas do Ministério da Saúde já foram restabelecidas, diz Queiroga

Publicado em 16/12/2021, às 10h25
Marcello Casal Jr/Agência Brasil -

CNN Brasil

O ministro Marcelo Queiroga afirmou, nesta quinta-feira (16), que as redes internas do Ministério da Saúde já foram restabelecidas após dois ataques hackers sofridos pelos sistemas da pasta.

LEIA TAMBÉM

Agora, segundo ele, trabalha-se para retomar o funcionamento do aplicativo ConecteSUS, que, entre outras funções, dá acesso ao comprovante de imunização contra a Covid-19. Uma perspectiva é de que o aplicativo volte a funcionar na sexta-feira (17).

“A rede interna do ministério já foi restabelecida e o ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, declarou Queiroga a jornalistas na entrada do prédio do Ministério, em Brasília.

Na segunda-feira, Queiroga confirmou que o sistema do Ministério da Saúde recebeu um segundo ataque cibernético de menor intensidade. O primeiro foi anunciado nas páginas iniciais dos portais da pasta e chegou a comprometer os sistemas de notificação dos casos de Covid-19, diz a Polícia Federal.

Queiroga também foi questionado sobre quando será publicada a nova portaria do governo sobre a obrigatoriedade do “passaporte da vacina” para ingressar no país.

A nova normativa deverá seguir decisão sobre a necessidade de apresentar o comprovante de imunização, tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente está sob análise do plenário da corte e já possui maioria a favor do entendimento do ministro.

“Primeiro é necessário saber a decisão. Quando tiver o acordão, se farão os ajustes que forem necessários”, disse Queiroga.

“Quem faz essa análise é o dr. Bruno Bianco, advogado-geral da União, e com esse documento [acórdão] os ministérios envolvidos na questão, liderados pela Casa Civil, vão verificar questões relativas ao normativo”, completou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados