Redução de velocidade zerou atropelamentos com morte em vias de São Paulo

Publicado em 22/12/2016, às 13h12

Redação

Há 19 meses que não acontecem atropelamentos com mortes nas vias marginais Tietê e Pinheiros. Os dados, que fazem parte de relatório da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  resultaram da redução de velocidade adotada pelo prefeito Fernando Haddad em julho do ano passado. O prefeito eleito João Dória disse que vai reverter medida a partir de 25 de janeiro.

LEIA TAMBÉM

Só na Marginal do Tietê, no período de maio de 2014 a julho de 2015, aconteceram 18 atropelamentos com morte. Desde a implantação da diminuição, as Marginais não registraram nenhum atropelamento com morte. São 19 meses consecutivos sem nenhuma vítima fatal.

Diversos especialistas consultados foram frontalmente contra o retorno do aumento. “A cada 10 km/h a mais, há um efeito exponencial  de maior risco nos acidentes, a progressão não é linear. Elevar os limites de velocidade aumenta bastante a gravidade do potencial de colisões e atropelamentos”, diz o consultor de transportes Antônio Seraphim.

A coluna de Mônica Bérgamo informou hoje que Associações de Mobilidade Urbana e de Defesa do Consumidor vão entrar com pedido de liminar na justiça para suspender o aumento de velocidade nas vias. As Ongs Ciclocidade e Cidadaapé e o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) querem que Dória faça consultas públicas antes da alteração.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em presídio de Brasília, TH Joias cumpre regime diferenciado Greve nacional dos petroleiros tem novas adesões e atinge 8 refinarias; entenda Advogada sofre deformações no rosto após fazer lipo de papada com dentista Caso Júlio Lancellotti: o que dizem padre e arquidiocese sobre restrições