Folhapress
Pouco mais da metade da população (51%) reclamou ter apresentado sintomas do refluxo, segundo pesquisa da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia). Refluxo é quando acontece o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago, juntamente com o ácido gástrico do estômago. Quando isso acontece, são comuns queixas de azia e queimação, que começam na boca do estômago e podem atingir a garganta, afirma Flavio Quilici, presidente da FBG.
LEIA TAMBÉM
"Os resultados [da mostra] evidenciaram um grande desconhecimento, uma vez que os principais sintomas do refluxo, como a azia e a queimação, também podem ser indício de uma simples má digestão", explica. E continua. "O refluxo, quando não identificado e tratado corretamente, pode gerar complicações graves, como câncer do esôfago", diz.
Os alimentos relacionados ao refluxo, segundo a nutricionista Milena Lopes, da Clínica NutriCilla, são gordurosos, ricos em carboidratos simples, cafeína e pimenta, além dos alimentos ácidos e bebidas com gás ou alcoólicas. "É aconselhável evitar esse tipo de alimentação, pois favorece o refluxo. Também é importante o consumo de fibras, por meio das frutas, verduras, legumes e alimentos integrais", diz. Milena alerta que é preciso aumentar o consumo de água fora das refeições, evitando a ingestão de líquidos durante o almoço ou jantar.
O presidente da FBG afirma ainda que o refluxo ocorre com mais frequência em obesos, fumantes e sedentários. "Já entre as mulheres grávidas, 85% relataram ter sentindo o refluxo em algum momento da gestação." Caso o refluxo e a azia aconteçam mais de três vezes por dia, diz a nutricionista, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.
*
Bebês devem arrotar após se alimentar
O refluxo pode acometer crianças recém-nascidas, diz Flavio Quilici. "Acontece, em geral, logo depois das refeições, quando o alimento ainda não foi digerido, e durante o sono", diz. "Os bebês chupam o leite e o ar ao mesmo tempo, enchendo o estômago. Por isso, é importante que o nenê arrote após comer." Ele lembra ainda que adultos devem aguardar duas horas para dormir após uma refeição.
LEIA MAIS