Reforma Trabalhista será tema de palestra na Fecomércio

Publicado em 27/02/2018, às 11h28

Redação

As recentes alterações legislativas na área trabalhista serão discutidas na palestra “Reforma Trabalhista – o que muda nas rotinas da empresa/empregador/empregado”, com o advogado especialista em Direito do Trabalho, Carlos Hidalgo, no dia 7 de março, às 19h, no Auditório do Senac Poço; uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio AL), em parceria como Sebrae Alagoas e apoio do Senac.

LEIA TAMBÉM

O evento faz parte do Programa sua empresa legal no Sped Fiscal, desenvolvido pelas entidades, e traz a oportunidade para empresários, administradores, profissionais de recursos humanos e contabilidade, dentre outros interessados, conhecerem pontos relevantes das modificações geradas pela Lei 13.467, editada em 2017.

Aguardada pelo setor produtivo como forma de adequar a evolução social e tecnológica pelas quais passaram as relações de trabalho, a modernização das leis trabalhistas teve como um dos seus maiores motivos dotar de maior segurança jurídica, os acordos e convenções coletivas de trabalho; o chamado empoderamento das negociações coletivas.

A lei também trouxe mudança na rescisão das relações de trabalho. Agora, não há mais necessidade de assistência dos sindicatos, sendo formalmente aceita a assinatura pelas partes do termo de rescisão com as parcelas identificadas. Além disso, em caso de rescisão por acordo, a legislação prevê que serão pagos pela metade os valores da multa do FGTS e do aviso prévio. Antes, a possiblidade de reduzir essas verbas rescisórias só era prevista em caso de culpa recíproca. O fim das horas in itinere, banco de horas de seis meses por contratação direta e desnecessidade de intervalo para a prestação de horas extras pela mulher estão entre outros pontos da modernização.

Na prática, os impactos da reforma ainda estão se delineando, já que a vigência das novas regras foi iniciada em novembro passado, mas já se percebe uma diminuição no volume de ações perante a Justiça Trabalhista; por isso a importância de debater o tema. Quem tiver interesse em conhecer mais o assunto já garantir a vaga. As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas pelo e-mail instituto@fecomercio-al.com.br. Informações: 3026-7209.

O palestrante Carlos Garcia Hidalgo Neto é presidente da Comissão de Estudos e Relações Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil – Alagoas (OAB/AL) e professor convidado de Direito do Trabalho em cursos de Pós-Graduação.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra