Regra dos cinco segundos para comer comida que cai no chão é mito ou realidade?

Publicado em 29/06/2023, às 16h10
Foto: Reprodução/Freepik -

Extra Online

Provavelmente você já deixou uma comida cair no chão, pensou na regra dos cinco segundos, pegou e comeu, certo? A regra geralmente é associada à diminuição de riscos de ingerir bactérias e outros micro organismos. Mas é verdade em todos os casos? Qual é a contagem de tempo até a contaminação começar?

LEIA TAMBÉM

Segundo o médico Steven Dowshen, um segundo é o suficiente para o alimento ser contaminado. Em uma entrevista sobre saúde infantil, ele contou que o correto é retirar a comida do chão o mais rápido possível. Se sentir dúvida, o ideal é jogar fora. "Um piso que parece sujo geralmente é pior, mas mesmo pisos secos que parecem limpos podem ter bactérias. Alguns germes podem sobreviver no chão por muito tempo", explica.

Um estudo sobre a transmissão da bactéria responsável pela salmonelose, chamada Salmonella, descobriu que a transferência ocorreu "quase imediatamente após o contato". A pesquisa apontou ainda que esse tipo de bactéria pode sobreviver por até quatro semanas em número alto o suficiente para contaminação de qualquer objeto próximo. "O estudo mostra que mesmo tempos de contato muito curtos resultam na transferência de um grande número de bactérias".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025 Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia