☰
✕

Regulamentação do fim da 6x1 pode liberar semana com apenas uma folga e abrir escala 4x3; entenda

Publicado em 04/11/2026, às 17h03
- Foto: Agência Brasil

Luany Galdeano e Fernanda Brigatti/FolhaPress

Ler resumo da notícia

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (4) que o decreto de regulamentação do fim da escala 6x1 vai reforçar a prevalência do acordo coletivo sobre a lei, com a possibilidade de o trabalhador permanecer com apenas um dia de descanso por semana, contanto que tenha ao menos oito dias de folga no mês.

LEIA TAMBÉM


Nesses casos, seria possível, por exemplo, um trabalhador atuar na escala 6x1 em uma semana, e na 4x3 na outra, contanto que esteja previsto no acordo coletivo.


O decreto, no entanto, não trará lista específica de categorias para serem regulamentadas. Isso deverá ser decidido por cada empresa, se aquilo se aplicar ao seu caso. A previsão é que o decreto seja publicado na próxima segunda (9), já que o ministro vai despachar com o presidente Lula (PT) na quinta (5).


"Não tem lista de flexibilidade. A PEC [Proposta de Emenda à Constituição] determina dois descansos semanais. A flexibilidade concedida é que essas duas folgas estejam consolidadas dentro do mês", afirmou Marinho. "Os acordos coletivos de trabalho terão um papel essencial no processo de regular as escalas, respeitado o comando da PEC."


Ele afirmou ainda que já conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a possibilidade de adequar normas do MTE para que diferentes setores tenham as condições de cumprir as exigências da PEC. Não haverá exceções e todos precisarão dar ao menos oito folgas por mês e reduzir a jornada para 42 horas semanais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Porsche atinge carro, provoca capotamento e deixa três feridos; assista Traficantes do TCP cortam dedos e raspam cabelo de mulher no RJ IMAGENS FORTES: vídeo mostra momento que mulher cai de 7° andar de hotel em São Luís Vídeo mostra caminhonete entrando em rio; mulher é encontrada morta e homem segue desaparecido