Relator defende a prisão de 21 envolvidos na fraude contra o INSS

Publicado em 01/09/2025, às 22h05

Flávio Gomes de Barros

Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS, pede prisão preventiva de 21 integrantes do esquema criminoso que roubou aposentados e pensionistas


“Nós estamos com indícios suficientes de autoria, estamos com prova da materialidade dos crimes. O delegado autor do inquérito mãe citou os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva, mas solicitou medidas de não encarceramento, as quais discordo diante do quadro que o Brasil se encontra, com milhares de encarcerados por delitos muito menores. Portanto, acho isso um tapa na cara do brasileiro, com tantos pré-requisitos e fundamentos para a prisão preventiva”.

LEIA TAMBÉM

Foi dessa forma que o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS, justificou a sua proposta de prisão preventiva de 21 envolvidos na fraude.

Ressaltando ameaças feitas a testemunhas, a gravidade das fraudes envolvendo, inclusive, empréstimos consignados. e o risco de fuga dos investigados reforçam a necessidade das prisões preventivas, alega Alfredo Gaspar:

“Se não há requisitos para prisão preventiva neste caso, não haverá em nenhum outro do Brasil. Essa CPMI tem a obrigação de encaminhar ao ministro André Mendonça o pedido fundamentado, com base nas provas já colhidas. Estamos falando de um inquérito com mais de três mil páginas e provas robustas”.

E acrescentou o relator da CPMI:

"Mesmo diante da presença de veementes indícios de materialidade e de autoria de infrações penais que vitimaram milhões de aposentados e pensionistas, até o momento nenhum investigado se encontra submetido a prisão cautelar. Diante dos evidentes riscos à ordem pública, à conveniência da instrução criminal e à garantia de aplicação da lei penal, representamos pela prisão preventiva dos investigados”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar