Remodelagem da rede hospitalar de Alagoas vai ampliar leitos para Covid-19

Publicado em 24/03/2020, às 07h01
Carla Cleto / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

A rede hospitalar alagoana passará por uma remodelagem emergencial para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi repassada pelo governador Renan Filho, na tarde desta segunda-feira (23), em reunião por videoconferência com os presidentes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan; da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor; e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa.

LEIA TAMBÉM

“A remodelagem da rede hospitalar vai fortalecer a capacidade do Estado para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em duas frentes, principalmente: aumentando o número de leitos para o tratamento dos casos de baixa complexidade e para aqueles considerados graves, cujos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão destinados”, explicou o governador.

Renan Filho convidou os presidentes das instituições a participarem da entrega, até o final desta semana, dos 20 primeiros novos leitos de UTI que estão sendo instalados no Hospital Veredas, antigo Hospital do Açúcar, para tratar os casos graves da Covid-19.

“Nós teremos 105 leitos de UTI prontos até o dia 30 de março e, durante o mês de abril, a ideia é passar dos 200, quase que dobrando o número de leitos de UTI da rede pública de saúde alagoana”, revelou Renan Filho. Até o momento, o estado não registra casos graves da Covid-19.

No processo de remodelagem, o Hospital da Mulher, por exemplo, que foi inaugurado pelo Governo do Estado em outubro do ano passado, terá os serviços transferidos para outra unidade de saúde.

“Nós vamos utilizar toda a estrutura do Hospital da Mulher para atender as pacientes com Covid-19. Estamos, também, negociando com outros hospitais a ampliação do número de leitos para estarmos ainda mais preparados para atender os casos que surgirem da doença em Alagoas”, acrescentou.

Durante a videoconferência, os presidentes dos poderes demonstraram total apoio das instituições ao plano de enfrentamento ao novo coronavírus, executado pelo Governo do Estado e se dispuseram a colaborar por meio de ações conjuntas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas