Renan Calheiros, Eduardo Paes e uma cena para esquecer

Publicado em 20/02/2026, às 09h00

Flávio Gomes de Barros

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi flagrado imitando pessoas com deficiência visual em camarote da Marquês de Sapucaí, no último domingo, durante desfile de escolas de samba.

LEIA TAMBÉM

As imagens estão inundando as redes sociais e gerando muitos protestos de internautas, pelo absurdo das cenas veiculadas.

Nesse triste episódio, Eduardo Paes é visto usando óculos escuros e segurando, numa das mãos, objeto parecido com uma bengala utilizada por pessoas cegas.

Uma cena semelhante foi mostrada em 1990 na campanha pelo governo de Alagoas, quando no horário eleitoral gratuito a equipe de produção do então candidato Renan Calheiros exibiu um personagem imitando uma pessoa cega, numa alusão ao seu concorrente, Geraldo Bulhões, que tinha visão deficiente.

No caso da campanha de Alagoas, há 36 anos, a repercussão foi bastante negativa para Renan Calheiros e o fato é considerado até hoje um dos fatores determinantes da sua derrota para Bulhões, que foi eleito e governou o Estado por quatro anos.

O pior, no caso do Rio, é que o próprio prefeito foi o protagonista.

Pode ser que o eleitorado de Eduardo Paes seja mais tolerante com uma atitude tão execrável e o eleja governador do Rio de Janeiro.

Mas em terras caetés a cena não teve resultado satisfatório...

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TJ/Alagoas tem de explicar depósitos no BRB Vereador Rui Palmeira vai tentar voltar à Câmara dos Deputados Quando a "justiça" é em causa própria "Estadão" revela dificuldade de caixa do governo de Alagoas